terça-feira, janeiro 11, 2005

Toda caminhada tem um comeco...

Demorei muito para finalmente decidir criar um blog. A razāo é simples: nao gosto da idéia de manter um blog só para falar sobre o que se passa comigo no dia-a-dia. Acho que dá para fazer mais do que isso.

Gosto de certos blogs temáticos, por assim dizer: aqueles em que o autor escolhe um tema principal e concentra os seus posts em discorrer sobre ele. Um exemplo desse tipo de blog, claro, é o mantido pela minha esposa, a Rachel (http://tiaetionaalemanha.blogspot.com). Divertidíssimo, conta as nossas "peripécias" na batatolândia.

Assim, acabei por me decidir em criar um blog com foco. No Livre Pensamento nāo vou falar da minha vida, ou de onde fui ontem, se estou deprimido ou nāo, se passei mal semana passada depois de beber demais, etc. Aqui vou me concentrar em falar de três temas que me sāo muito caros, e sobre os quais acho que tenho bastante a dizer:

1) Liberalismo e Economia Política. Quem me conhece sabe que sou um liberal convicto, e uma das coisas que mais me incomoda é o nível de absoluto desconhecimento que as pessoas no Brasil têm a respeito da filosofia liberal. Depois de vinte anos de propaganda esquerdista, as pessoas simplesmente nao sabem do que se trata o liberalismo, e aceitam sem pestanejar que o governo de um social-democrata, neo-marxista de carteirinha como o Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, seja classificado de "neo-liberal". Ou acham que só porque o Lula manteve o mesmo programa do seu antecessor, agora ele é de "direita". Eu demorei muito para amadurecer minhas idéias a respeito do liberalismo, do socialismo e do capitalismo, e para entender o que ocorre na cabeca coletiva dos brasileiros. Este blog será minha pequena contribuicāo à crescente comunidade de blogs e sites que procura desfazer os mitos e mentiras que sāo continuamente repetidas no Brasil sobre o liberalismo. A partir de hoje, o liberalismo brasileiro passa a ter mais um site, mais um pequeno arrecife no mar vermelho em que estamos mergulhados: livre-pensamento.blogspot.com. Este será o tema central deste blog.

2) Especulaçāo científica e tecnológica. Acredito que a ciência nos dará as ferramentas para superar os problemas e flagelos que o Homem enfrenta... se formos cuidadosos (e sábios) o suficiente para nāo nos auto-destruírmos no processo. Maravilhas incríveis (e perigos amedrontadores) estāo na esquina, muitas vezes apenas alguns anos no futuro. Aqui vou falar sobre esses progressos (?) e minhas opiniões malucas a respeito. Nanotecnologia, biotecnologia, realidade ampliada, fusāo nuclear, engenharia genética, wormholes, cibernética, exploracao espacial: aqui vocês encontrarao algo sobre esses temas.

3) Filosofia e Teologia. Diretamente relacionados com meu interesse por Economia Política, ocasionalmente vocês verāo posts meus sobre temas de filosofia e teologia. Mas nāo temam! Como sou um leigo no tema também, acredito que o que eu escrever será compreensível para qualquer um com dois neurônios. E quem sabe minhas mal-escritas linhas nāo atiçarāo o filósofo escondido que cada um de nós têm dentro da cabeça?

É isso como apresentaçāo. Vamos ao que interessa!

Saudaçōes,


Luiz Simi.

2 Comments:

At terça-feira, janeiro 11, 2005 7:06:00 PM, Blogger Rachel Chang said...

Coincidência ou nao com a data de criaçao deste blog, hoje aconteceu um fato que para mim foi, no mínimo, curioso.

Na minha aula de alemao, na qual discutíamos sobre "Urlaubsgeld", ou como conhecemos no Brasil, "Adiantamento de Férias", uma colega chinesa me perguntou se o Brasil era um país comunista, se o nome completo do nosso país era República Popular do Brasil. Eu disse que (ainda) nao. Mas já tínhamos dado um grande passo: eleger um partido com bandeira vermelha!

Este fato, aliado que quase nunca ouvimos falar do Brasil ou dos demais países da América Latina (a nao ser quando pegou fogo no supermercado no Paraguai, ou os 2 segundos do Lula na telinha quando ele visitou a China), reforça minha idéia que está na hora de pararmos com ideologias de pré-adolescente rebelde e investir no crescimento sustentável do país, que até hoje, na minha opiniao, é só conversa. Crescimento com aumento de impostos?!? Desculpe-me, mas minha matemática é diferente.

Acho a idéia do Luiz (ou Tio) bem interessante. Ainda mais que sou cada vez mais a favor da mínima intervencao do Estado, com liberalizacao econômica. O que cria mais empregos e acaba com a pobreza. Temos a tendência de achar o Estado a nossa "maezona", quebramos algo, lá vai ela nos ajudar. Está na hora de crescermos, nao?

 
At quarta-feira, janeiro 12, 2005 9:50:00 AM, Blogger Gera said...

Olá Luiz,

Muito legal a sua iniciativa. Fiquei contente com o convite para conhecer seuu novo blog. Estava com saudades das nossas discussões no Orkut. Não tivemos mais contato desde que saí do grupo "Ateus-BR", pois como disse na época, acho que eu estava sendo incoveniente.

Tenho bastante interesse nos temas que elegeu para o seu blog. Tentarei ser um visitante freqüente.

Eu também tenho um blog (www.atrasdaorelha.blogspot.com). Apesar de estar meio fraquinho nestes últimos tempos (em freqüência de atualização e em conteúdo), pretendo retomá-lo.

Acho que poderemos ter discussões bem interessantes.

Um grande abraço!
É um prazer revê-lo virtualmente.

 

Postar um comentário

<< Home

Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
[prefs.setac_phrase]