terça-feira, fevereiro 01, 2005

O Pensamento Liberal e a Humildade

Existem muitas definições para o Liberalismo, mas a minha preferida é também provavelmente a mais chocante para os que pouco conhecem sobre ele: a filosofia da humildade.

Normalmente os liberais dizem que os homens só são iguais perante a lei. Eu, sob inspiração do mestre Hayek, acrescento outra possibilidade: somos iguais no tamanho da nossa ignorância.

É provavelmente seguro dizer que a mente humana têm uma capacidade limitada de reter informação. Nenhum de nós, por mais inteligente que seja, é capaz de armazenar e trabalhar com mais do que um certo volume de conhecimento. Comparado ao que qualquer um de nós não sabe (independentemente da informação ser conhecida por alguém ou não), o que sabemos é ínfimo. Podemos dizer que, comparadas à nossa ignorância individual, as diferenças que temos de inteligência, sabedoria, experiência e discernimento são negligíveis. E mesmo que consideramos todo o conhecimento acumulado pela espécie humana desde a aurora dos tempos, a quantidade de perguntas não-respondidas até hoje (e o volume de novas questões que afloram o tempo todo) é um indicativo claro de que não eliminamos as áreas do mundo onde os antigos indicavam nos mapas: “aqui há dragões”; nós apenas as empurramos para mais longe.

A compreensão do tamanho da nossa ignorância é um dos elementos fundamentais do pensamento liberal.

Podemos afirmar, sem medo de incorrer em erro, que nenhum de nós é sábio o suficiente para entender o funcionamento de todos os elementos da sociedade.

Também podemos afirmar, diante da evidência de até hoje não conseguimos chegar a um consenso sobre como a sociedade deve ser organizada e das inúmeras tentativas fracassadas de criar comunidades “ideais”, que mesmo um conjunto de indivíduos excepcionalmente dotados intelectualmente, tendo à sua disposição a somatória de todo o conhecimento acumulado da Humanidade, não pode clamar ter pleno entendimento de como as relações sociais operam.

E também podemos dizer, sem medo de errar, que na imensa maioria das vezes apenas nós mesmos somos capazes de enxergar e avaliar todas as oportunidades e dificuldades existentes para atingir nossos próprios objetivos.

Se é assim, como podemos imaginar que um terceiro seja capaz de entender o funcionamento da sociedade, organizá-la de forma mais eficiente e de decidir o que é melhor para nós mesmos? Se nenhum indivíduo têm conhecimento absoluto ou ilimitado, é melhor para a sociedade que cada um de nós tenha a chance de buscar as oportunidades de colocar em uso suas habilidades de forma independente, ao invéz de dependem exclusivamente do julgamento (limitado) de um reduzido grupo de pessoas, por mais capazes e preparadas que elas sejam. A sabedoria popular nos dá o caminho: “nunca coloque todos os ovos em uma só cesta” e “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Ah, a sabedoria popular...

A liberdade individual é a única forma racional de permitir que a sociedade faça uso do fragmentado conhecimento que cada um de nós possui. Qualquer tentativa de centralizar o processo decisório significa que a informação nas mãos dos indivíduos será ignorada. Ou seja: centralização significa sempre que alguns tomarão decisões com menos, e não mais, informação do que a disponível para o conjunto da sociedade. E todos nós sabemos que decidir por um curso de ação sem informação não é um bom negócio...

4 Comments:

At sexta-feira, fevereiro 04, 2005 7:56:00 AM, Blogger Morganashiva said...

Muito bom, Luiz! A liberdade de cada um é de muitíssima importância, é bom que percebam isso. Vou viajar neste carnaval. Espero que você fique bem aí no frio *rs*. Muita Luz!!!

 
At quinta-feira, maio 17, 2007 1:44:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Que porcaria não tem nada a ver com O que pensavam os iluministas sobre a economia q saco meu q site porcaria de merda!!

 
At quinta-feira, maio 17, 2007 1:45:00 PM, Anonymous Anônimo said...

è concordo com a gatinha acima!!!

 
At segunda-feira, agosto 23, 2010 3:48:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Muito bom,o comentario sobre humildade está perfeito.

Não se importe com os 2 idiotas acima

 

Postar um comentário

<< Home

Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
[prefs.setac_phrase]