quarta-feira, abril 13, 2005

Um Artigo que Merece Ser Lido

Mantenho contato frequente com o Cláudio D. Shikida, professor do IBMEC e co-proprietário dos excelentes blogs "Economia Everywhere" e "Escolha Pública". Liberal e hayekiano, o Cláudio e eu parecemos ter muito em comum em termos de idéias e opiniões.

É por isso que eu morro de inveja do artigo "Porque a Esquerda Merece Governar", publicado cerca de um mês atrás no "Capitólio.ORG". É um daqueles artigos que eu gostaria de ter escrito, mas que provavelmente não tenho competência suficiente para fazer.

Só vou colocar aqui alguns destaques do texto, conforme alguém indicou no blog "Smart Shade of Blue":

"tirar a esquerda do poder por vinte anos é isentá-la de possíveis críticas sobre suas políticas sociais ou mesmo corrupção"

"reprimir alguém de seu direito de participar no jogo político é munir-lhe de uma aura de honestidade nem sempre correspondente à realidade"

"Se você conhece um liberal que só pensa em uma direção, ele é hipócrita, garanto"

"Jovens identificam liberais com sujeitos vestidos de terno (eu sou um deles), arrogantes, que só pensam em coisas como "o grande capital" e que não discutem muito, taxando os adversários de "idiotas", "ignorantes" ou "cachorros mortos". Não há a visão de que liberais são aqueles que toleram diversidade política ou sexual"

" Experimente discutir (não é afirmar, é discutir) liberalismo sem ética cristã e você estará sozinho, com menos amigos do que antes ou sob ataques de que não percebe algo que "já foi exaustivamente provado num texto de uma página de alguém, numa lista de discussão". Percebe? O erro é o mesmo que o do esquerdista radical"

" liberalismo não é palavrão e não se restringe a gente de terno com terço na mão. Negros, gays, judeus, artistas ou escritores, ateus, etc, são, sim, pessoas que possuem a semente liberal berrando por um pouco de água pura. Negue-se às minorias a visão liberal e não terão opção alternativa ao discurso único (note o lema no singular: "outro mundo é possível")"


O artigo integral pode ser encontrado aqui. Eis uma leitura que recomendo para quem quiser um insight interessante e profundo sobre o que acontece na política brasileira hoje, as potencialidades do liberalismo como alternativa política séria, e os erros que a direita brasileira cometeu e comete.

4 Comments:

At domingo, abril 17, 2005 1:08:00 PM, Blogger Felipe Svaluto said...

Olá Luís. Obrigado pelo mais novo comentário em Os Progressistas, realmente não esperava discordância sua quanto ao texto. É impressionante como alguns indivíduos de nossa direita nacional fazem exatamente o mesmo que Lew Rockwell acusa no consvervadorismo americano atual, a defesa de uma liberdade conjuntural e estratégica a seus interesses, e não como um valor. Perdido estará o mundo, em definitivo, quando aqueles mesmos que se dizem os campeões da liberdade lutarem contra ela.

As coisas estão algo paradas aqui, o que é sempre muito ruim- posso afirmar, como você já deve saber, que seu blog já é referência para antigos e novos interessados no liberalismo. Sugestão: há muito você disse que escreveria crítica a teoria da mais-valia...pode ser a hora.
Abraço.
PS:Obrigado pelas sugestões dos textos. Li o capítulo do Paul Johnson, achei apenas regular, muitas questões sobre a vida particular do Marx que não me interessam. Procurarei o outro livro em sebos futuramente, os preços da Campus são sempre extorsivos.

 
At domingo, abril 17, 2005 7:21:00 PM, Anonymous Fernando Henrique said...

O liberalismo sempre irá de encontro ao progresso; o problema são os seus seguidores. Distorcem tudo o que vêem pela frente.

Excelente seu blog, estará entre minhas visitas diárias. Abraços.

 
At segunda-feira, abril 18, 2005 10:16:00 PM, Blogger Claudio said...

Não, não...o artigo era um desabafo organizado. Eu não sou tão bom quanto pareço.

Mas o debate é necessário.

Claro que me sinto honrado com os elogios :-) . De vez em quando bate uma depressão mas eu me lembro de gente que acha que escrever (seriamente, acho) é importante.

Daí eu continuar insistindo. Há algo de quixotesco, mas deve ser alguma deformação mental minha... :-)

 
At terça-feira, abril 19, 2005 4:18:00 PM, Blogger Luiz Simi said...

Felipe,

obrigado pelos elogios. Nao sou referência nao, sou apenas um cara tentando aprender e repassar o que descobre ao mesmo tempo...

Curiosamente, meu último artigo, "Apologistas da Inveja", contém uma refutacao da teoria da mais-valia. Transmissao de pensamento, talvez? Mas de qualquer forma, você tem razao. Acho que o tema é importante demais para ficar só como parte de um artigo sobre outro assunto.

Fernando Henrique,

fico feliz que você tenha gostado do blog. Seus comentários, críticas e sugestoes serao sempre bm-vindos.

Cláudio,

Nao seja modesto. Seu "desabafo organizado" deixa muito artigo cuidadosamente elaborado comendo pó. E se existe algo de quixotesco em continuar lutando... bem, só posso dizer que a quantidade de quixotes parece aumentar a cada dia que passa...

 

Postar um comentário

<< Home

Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
[prefs.setac_phrase]