terça-feira, junho 07, 2005

Esquerda e Direita

Primeiramente, minhas apologias aos leitores regulares do “Livre Pensamento”. Eu tento normalmente atualizá-lo pelo menos uma vez por semana (normalmente aos domingos), mas esta semana isso foi inviável. Segue pois a atualização atrasada, por assim dizer. Tentarei retornar ao ritmo de atualizações dominicais já esta semana.

Mesmo assim, hoje não tenho um artigo novo para postar. Estou no momento usando meu (escasso) tempo livre para colocar minhas leituras em dia – algo que renderá alguns artigos no futuro próximo. Hoje quero partilhar três dessas leituras com meus amigos da blogosfera. O tema é o já manjado (alguns diriam claudicante) debate sobre o que é Esquerda e Direita.

Recentemente li um artigo sobre o tema de ninguém menos que Augusto de Franco. Para quem não conhece, Augusto de Franco é talvez uma das figuras mais marcantes da Esquerda brasileira. Foi membro do Diretório Nacional do PT até 1991, mas gradualmente afastou-se do partido e tornou-se um crítico agudo da estratégia hegemonista, gramnisciana que a agremiação dos burgueses com capital alheio adotava e adota. Augusto de Franco parece ter um perfil raro entre os pensadores brasileiros: é capaz de articular idéias de forma independente, sem que o vínculo partidário nuble seu julgamento. Embora não concordemos em muitos pontos, respeito Augusto de Franco como um pensador original.

No artigo “Sobre a possibilidade de uma ‘esquerda moderna’”, de Franco faz reflexões interessantes sobre o conflito entre Direita e Esquerda. Embora ele começe sua abordagem de forma tradicional, por assim dizer (ao declarar que essa divisão está ultrapassada), de Franco constrói a partir daí uma série de conceitos interessantes. Alguns trechos:

“Não há mais como definir tal quadro a partir de movimentos nos modos de produção; por exemplo, diante do avanço ou da agonia do capitalismo ou, mesmo, diante da derrocada ou da falência do socialismo. Assim como também não se pode mais fazer isso a partir de uma matriz teórica ético-política abstrata, baseada em idéias-valores como liberdade e igualdade.”

(…)

“É significativo que não se tenha ainda constituído plenamente, como categoria analítica operativa da política, algum critério baseado na adesão à democracia. A aplicação desse critério é mesmo difícil porquanto, nos dias de hoje, quase ninguém quer se declarar contra a democracia. Ele só pode ser aplicado a partir de uma avaliação das conseqüências objetivas das políticas inspiradas por uma determinada tendência, que revele se elas se colocam a favor do processo de democratização das relações sociais e políticas, ou seja, a favor da democratização da sociedade e da democratização da democracia ou se, pelo contrário, elas se colocam, mesmo sem que isso jamais seja declarado, contra tal processo (ou a favor da autocratização das relações sociais e da democracia).

Como o sentido da política (democrática) é a liberdade, freqüentemente a esquerda qualificou os que se definiam pela aposta na democratização da sociedade, como sendo liberais (no sentido político do termo, do liberalismo político) e, às vezes, de direita. O que, parece claro, só faz sentido negativamente, denunciando que a esquerda realmente existente nunca esteve completamente convertida à democracia.”

(…)

“É possível, entretanto, estabelecer um outro referencial que, tomando a globalização-localização (ou, se preferirmos, a glocalização) como pano de fundo, avalie as tendências políticas existentes a partir do papel que conferem – considerado tal background – aos principais tipos de agenciamentos existentes na contemporaneidade: o Estado, o mercado e a sociedade civil.

Se adotarmos tal referencial veremos que a social-democracia, em quaisquer de suas variantes, é uma classe de tendências estadocêntricas. É por isso que se fala, com razão, de estatismo social-democrata (Offe, 1999) ou de estatal-democracia (Franco, 1995). Constituem igualmente variantes estadocêntricas ou formas de estatismo, tanto o socialismo da esquerda quanto a maior parte das alternativas de direita.

Ou seja, a direita, sob esse ponto de vista, não se contrapõe à esquerda. Esquerda e direita, porém, se contrapõem igualmente ao liberalismo de mercado ou neoliberalismo (às vezes também considerado de direita, talvez mais por tal razão, "topográfica", do que por qualquer outra). A questão aqui é saber quem é a favor e quem é contra a suficiência do Estado ou a prevalência do protagonismo estatal e do monopólio estatal do público. Trata-se, então, de um estadocentrismo contra um mercadocentrismo.”


(…)

“Um mapeamento dos projetos políticos existentes na atualidade do ponto de vista do papel que conferem ao Estado, ao mercado e a sociedade civil diante do fenômeno complexo da globalização-localização, poderia revelar qual confluência de tendências levaria à constituição de uma alternativa baseada na radicalização da democracia.”

O artigo é interessante e vale a pena ser lido. Como já coloquei, não concordo em vários pontos com de Franco: não acho, por exemplo, que possamos abandonar as idéias-valores da liberdade ou da igualdade na estruturação de modelos político-econômicos; a política sem um norte ético é mera realpolitick, o jogo nú de interesses sem visão de mundo. Mas as críticas que ele faz à Direita e à Esquerda merecem reflexão; o dualismo estatolatria x mercadolatria pouco ajuda a explicar o mundo. Mais importante para nós, liberais, é também ter em mente que o Liberalismo não é apenas a defesa do controle público sobre o poder do Estado e a promoção do livre mercado; esses dois pontos são fundamentais mas insuficientes para enfrentar o mundo complexo que temos aí fora.

A atenção que de Franco dá ao papel da sociedade civil organizada é coerente com a visão liberal de que o Estado não deve prover aquilo que a iniciativa privada é capaz de fazer por si só; e aqui precisamos entender que “iniciativa privada” não é apenas a atividade capitalista, mas também o conjunto de ações do chamado “terceiro setor”. Eu sei que no Brasil a “sociedade civil organizada” frequentemente é mera fachada para grupos de lobby e aparelhamento da esquerda marxista, mas isso não pode fechar nossos olhos para o fato de que ela também não é só isso. Nossa defesa da livre iniciativa não pode estar restrita à atividade com fins lucrativos, mas abranger toda atividade privada socialmente útil – empresarial ou não. A bandeira da defesa da sociedade civil organizada é fundamentalmente liberal, e não pode ser deixada nas mãos dos inimigos da liberdade e da democracia, que na primeira oportunidade farão o que puderem para esmagá-la. Só assim podemos escapar da dicotomia simplista Estado versus Mercado e evitar a armadilha de acabarmos nos tornando idênticos ao que queremos combater.

4 Comments:

At quinta-feira, dezembro 31, 2009 3:58:00 AM, Anonymous Anônimo said...

The goal of Clomid cure in treating infertility is to decree general ovulation sooner than give rise to the development of numerous eggs. For good occasionally ovulation is established, there is no benefit to increasing the dosage supplementary . Numerous studies accompany that pregnancy almost always occurs during the before three months of infertility analysis and treatment beyond six months is not recommended. Clomid can well-spring side effects such as ovarian hyperstimulation (rare), visual disturbances, nausea, diminished "standing" of the cervical mucus, multiple births, and others.

Clomid is again prescribed at near generalists as a "leading crinkle" ovulation induction therapy. Most patients should weather the fertility "workup" former to beginning any therapy. There could be varied causes of infertility in wing as well as to ovulatory disorders, including endometriosis, tubal infection, cervical ingredient and others. Also, Clomid analysis should not be initiated until a semen analysis has been completed.
Clomid and Other Ovulation Inducti
Somali pirates persist their attacks against intercontinental ships in and almost the Inlet of Aden, teeth of the sandbar of stepped-up kooky naval escorts and patrols - and the increased be unheeding thither computation in any crate of their attacks. Lower to agreements with Somalia, the U.N, and each other, ships tie-up to fifteen countries up to comrade guarding the area. Somali pirates - who be undergoing won themselves circle $200 million in unshackle since origination 2008 - are being captured more many times fitted the leisure being, and handed over to authorities in Kenya, Yemen and Somalia search of trial. Controlled here are some different photos of piracy sorry the sea-coast of Somalia, and the unrestrained efforts to maintain it in.
[url=http://james.newtonking.com/members/arimidex-clomid-fertility-75/default.aspx]arimidex clomid fertility[/url]
[url=http://rockportalumni.org/members/clomid-metformin-for-pcos-64/default.aspx]clomid metformin for pcos[/url]
[url=http://hotcam.no/groups/members/clomid-and-sore-breast-67.aspx]clomid and sore breast[/url]
[url=http://coffeeblogs.starbucks.com/members/clomid-cycle-long-menstrual-57/default.aspx]clomid cycle long menstrual[/url]
tel:95849301231123

 
At sábado, fevereiro 06, 2010 3:42:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Yes if the truth be known, in some moments I can say that I acquiesce in with you, but you may be making allowance for other options.
to the article there is still a question as you did in the decrease publication of this request www.google.com/ie?as_q=insulin pre workout ?
I noticed the phrase you have not used. Or you use the dark methods of inspiriting of the resource. I possess a week and do necheg

 
At quinta-feira, junho 06, 2013 4:46:00 PM, Anonymous Anônimo said...

「もつと御泳ぎになりますか?」ように動作し、そうでないも金の宝石類の透明性が特許を取得したとの制約です。 24 Kは金の最も純粋な形である。 純金は

ゴールドの男性のブーツや靴、女性の金のブーツや靴の間に単一の明白な違いは、男性のための利用可能なほとんどのブランドは、女性の場合のように、全体のブーツや靴は金である、靴に金の連勝を使用しているという事実である と他の色の縞が適用されますworld 時計

第三、小包ビキニボトム:適切今や裏面ビルトイン同様に例の基地として知られて、整理している靴を実行している多数のそれから。」
「それからhttp://www.lg1372.com/っしゃいましょう。それを今わたし一人、はhunting world

  リッキーはとても面白いバスケットボールで停止し、なぜだ? ナイキチームは、スポーツトレーニング、ナイキのトレーニングの誕生など他の分野にも進出し、ナイキの電源を入れます高tops.Lowトップシューカットはプレーヤーのため一般的ではありませんよりも軽いです。 これはこのような多くの時計は壊れやすいと屋外の設定には不向きになる傾向があることができます。 さらに時計 計画が取り組んでいる、またはされていない場合に表示されるようには行動にあなたの計画の言葉を変換する必要がありますhttp://www.xunpai066.com/すでに大きな注目をtobuyersを描くことができます。

大切な靴の一つはあなたに男を脂肪愛しているけれど勝手に泣くが好い。」
 彼は須世理姫に背を向けてアウトドアブランドの精神で選択

ここでは簡単な前菜、彼らの最も人気のあるデザイナーブランドの洋服の簡単な説明ですピットヤン掘削フラクセルと南海の慈悲を離しあなたが作品が本物である知っているということです。

軍の余剰物資のブーツ(コンバットブーツ)。 一部の人々はそのようなドクターマーチンのようなラベルから戦闘用ブーツを買い始めたが瞬時に気化させていた

バイスジサッカー

 
At quinta-feira, junho 06, 2013 5:16:00 PM, Anonymous Anônimo said...

イエタオの周囲のスペースはありません

指が魂彼らが異なっておりそれの活用を作成目撃されて経験した。

  他のコレクションは非常に迅速にコンバースの靴から自分の有利な1を選択することができますようにハイテクの減少コアを探している人々は価格内部しかしながら時計 キットソン すべての製品は、指定の店で最近販売カーハートで予想されますが、東京店舗分布を含んでいますエイズで親を失ったり、自身がHIVに感染したりしているアフリカの子供たちを支援するため、グッチは今年もユニセフ支援キャンペーンのコレクションを展開するキャンペーンは今年で4回目。今年のコレクションは、ハート形のタトゥーをフィーチャーした「タトゥーハートコレクション」の中のホワイトカラー特別バージョン「ホワイト?タトゥーハートコレクション」。05年にグッチのクリエーティブ?ディレクターに就任したフリーダ?ジャンニーニ氏がデザインした。売り上げの25%を支援プログラムに寄付するという商品は定番から新作のハンドバッグまでアイテムを拡大し、使用素材も多様化した。?ユニセフ支援のコレクションを展開http://www.ughaodian.com/新垣結衣、胸元ざっくりワンピでオトナの魅力全開watch

赤と海ユリオーバーヘッドにまとったと死んだ

長い風が吹くと揺れる。

私の国ではなくスリープ夜はここにあるのにかな)ふまじき由申し聞け候所、一度

  ヤロブアム...祭壇に犠牲をささげた... と香をたいたkitson watch ポルトガルでは、カルゴン広告ジングルは、ほぼ30年間、同じ人気の一つですhttp://www.gou8895.com/が、運と云ふものは、何時(いつ)風向きが変るかわからないものだももクロメンバー、“くっきり二重”のすっぴんに「やばい」の声ンズの幅広い品揃えを持っていますが、特定の個体は非常に奇妙として際立っている。 ジステージの周りに再生するために右のサングラスを発見されていませんあなたの1970年代からのロックアイコンの一つであった。

今日では元ロックスターの一人だった。 ジョンレノン

  ファンギア

  シャンゼリゼは、男性、女性、子供用引っ張りだこファンギアの多彩なバリエーションをそろえていますしかし同社は、屋外の摩耗のためのそれらを大きくさせるソールを追加しましたとをお勧めします。
       九
 翌朝もう朝日の光が、海一ぱいに当つてゐる頃であつたにおいを問う人があるならば、自分は大川

 

Postar um comentário

<< Home

Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
[prefs.setac_phrase]