segunda-feira, dezembro 05, 2005

História Alternativa

O João Philippe tem o que é, na minha opinião, um dos mais interessantes blogs liberais da internet: O Blog do Cético. Sempre leio o que ele escreve lá, embora raramente comente. O "Blog do Cético" já me rendeu vários momentos de reflexão, inclusive do tipo lacrimoso; por exemplo, o post "Como Escolher um Ídolo". Tenho algumas diferenças com o João em vários temas (por exemplo, a opinião dele sobre o caso da Somália), mas mesmo assim, a leitura do "Blog do Cético" sempre é para mim uma fonte de satisfação.

O último post do João é parte da sua série "Reconstituições Históricas", um experimento em história alternativa. Para quem não sabe, eu sou absolutamente maluco por esse tipo de coisa (parte da minha profunda fascinação por ficção científica, presumo eu), e não poderia deixar de tecer alguns comentários sobre o experimento do João. O tema: o que teria acontecido se Stalin não tivesse sucedido Lenin?

Após tecer alguns comentários sobre a real natureza de Lenin (que de bonzinho não tinha nada) e o mito que se construiu ao redor de Trotsky (que ele indica, acertadamente na minha opinião, ter muito a ver com o fato de que ele foi assassinado e pode com isso entrar para o rol dos mártires do comunismo), e sobre a possibilidade de que um "moderado" assumisse no lugar de Lenin (Bukharin é citado) a conclusão que o João tira é a seguinte:

"Meio século antes de Deng Xiaoping, o mundo teria visto o que hoje conhecemos como Modelo Comunista Chinês: crescente liberalização econômica e manutenção da repressão política."


Eu tenho minhas dúvidas a respeito desse cenário.

Se Bukharin tivesse sucedido Lenin (para quem não conhece o dito, sugiro este texto aqui*), é possível sim imaginar que ele tivesse seguido políticas mais gradualistas e liberalizantes; a postura dele em relação ao tema da coletivização ou não agricultura (pivotal no desenvolvimento da União Soviética) é indicativo disso. A questão é: teria Bukharin, com suas posturas mais moderadas, conseguido arregimentar o necessário apoio dentro do Partido Comunista para tomar o poder e implementar essas políticas? Mais importante, seria Bukhanin suficientemente sem escrúpulos e sanguinário para fazer o que era necessário para tomar o poder e, mais importante, mantê-lo? O fim da vida dele não autoriza tal ilação: depois da sua expulsão do Politburo em 1929, ele permaneceu como editor da Izvestia, fielmente apoiando Stalin, praticamente até sua prisão e execução em 1938; ou seja, por quase uma década Bukhanin jogou o jogo stalinista para proteger a própria pele. É possível que, se o acordo com Lev Kamenev tivesse ocorrido antes, eles pudessem ter derrubado Stalin enquanto ele ainda não tinha poder absoluto sobre o país; mas teria sido possível tal coalizão em 1926 (quando Kamenev e Zinoviev ainda faziam parte do Politburo)? E se tivessem conseguido barrar a ascenção de Stalin, teriam os três conseguido formar uma coalizão estável o suficiente para levar adiante uma política comum, levando-se em conta as profundas diferenças que tinham em vários temas cruciais? A quantidade de “ses” me parece indicar que esse cenário não é plausível.

O que teria que acontecer, na minha opinião, para que Stalin não sucedesse Lenin e a Revolução seguisse outro rumo? Eu diria que a chave seria o resultado da guerra civil. Se a vitória bolschevique em 1924 tivesse sido menos esmagadora (por exemplo, o Exército Branco tivesse conseguido manter controle sobre áreas maiores do país por mais tempo, forçando o governo Bolschevique a fazer algumas concessões aos contra-revolucionários para fazê-los baixar as armas), teria havido espaço para que a corrente de Bukhanin e de outros moderados ganhasse força (especialmente se elementos da antiga oposição tivessem se unido ao PC soviético), e aí as coisas poderiam andar como previsto pelo João.

Mas não podemos esquecer que Bukharin era Pan-Eslavista e anti-germânico doente. Isso pode querer dizer que a URSS de Bukharin, ao invés de manter-se ao largo da Segunda Guerra, poderia decidir ir à forra contra os nazistas, talvez até mesmo iniciando a ofensiva enquanto Hitler estivesse ocupado marchando sobre Paris... o que talvez permitisse ao Exército Vermelho chegar em 1945 à margens do Sena, e não às do Elba apenas...

*Em homenagem à Márcia Porto, que diz que os meus textos a obrigam a pesquisar na internet...

9 Comments:

At segunda-feira, dezembro 12, 2005 9:39:00 PM, Anonymous Felipe said...

Talvez a pergunta seja outra: teria um político moderado conseguido escapar do caminho da servidão que conduz ao totalitarismo, sem ser deposto?
Ou, teria um político "não-radical" sobrevivido à revolução dentro da revolução?
Abraços

P.S. Voltei a postar no meu blog, de vez em quando escrevo algo que presta, está convidado à uma visita.
Abraços

 
At terça-feira, dezembro 13, 2005 4:21:00 PM, Anonymous Márcia Porto (Mafalda, no orkut) said...

(rindo muito)Grata pela homenagem, mocinho. Na verdade, tive que rir muito quando a li porque, durante a leitura do texto, percorri todos os links que você citou. TODOS! E dentro deles, outros links mais. Porém, mais uma vez foi muito bom, porque essa parte da história (Revolução Russa) já me rendeu boas leituras, como OS DEZ DIAS QUE ABALARAM O MUNDO, de John Reed. Aprendi mais ainda hoje. E tinha tempo e disposição. A preguiça me largou hoje. Ah! O texto COMO ESCOLHER UM ÍDOLO é fantástico! Grata também por essa indicação. Se continuar nesse ritmo, daqui a pouco vou estar bem espertinha. (rindo mais ainda). Beijo.

 
At terça-feira, dezembro 13, 2005 7:45:00 PM, Blogger Luiz Simi said...

Felipe,

boas perguntas. A tendência inicial seria responder "nao" para as duas, mas aí um dos meus grilos de consciência, o Poppsss (tenhos dois: o Hayekssss e o Poppsss) me diz que "assumir que um dado processo de desenvolvimento político é inevitável é subscrever a teoria de que existem 'forcas históricas' que regem o desenvolvimento da sociedade. Isso é uma aceitacao tácita do historicismo, que sustenta o utopianismo, que sustenta o socialismo, que sustenta o Mito da Revolucao, que leva ao totalitarismo... por razoes que nada tem a ver com 'forcas históricas' irresistíveis, mas com um conjunto de dogmas seculares que impede o entendimento mais científico da realidade e deixa as pessoas cegas aos erros e, portanto, ao processo de aprendizado sobre como a sociedade funciona que é fundamental para que qualquer tipo de reforma possa ser bem-sucedido." Prolixo o meu grilo, nao?

Márcia,

Heheheheh...

Encomendei recentemente um livro que talvez te interesse: "The Harvest of Sorrow", de Christopher Red. Conta sobre como o processo de coletivizacao da agricultura soviética levou à maior fome artificial de todos s tempos, com mais de 7 milhoes de mortos. Depois eu comento o que achei dele.

 
At sexta-feira, dezembro 16, 2005 3:38:00 PM, Anonymous Marcia said...

Vou procurar o livro. Grata pela indicação.

Beijoca.

 
At segunda-feira, fevereiro 05, 2007 11:26:00 PM, Anonymous Anônimo said...

This is very interesting site... Uk bingo Medical cellulite Diflucan zocor security home massachusetts bextra recall how long ambien stay in system Fluid retention vitamin b6 Fax timesheets by friday morning back pain pain relief Oldsmobile 1959 parts

 
At quinta-feira, fevereiro 15, 2007 3:52:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Where did you find it? Interesting read Small appliance replacement part Life assurance quotation us Yuba city laser hair removal Pictures of oldsmobile alero http://www.volvo-xc90-nh.info/Ritalin.html Guide buy propecia pilates matt Cheap fioricet drug Flowers delivered to carlow Anne kline dresses

 
At sábado, março 17, 2007 7:34:00 AM, Anonymous Anônimo said...

That's a great story. Waiting for more. »

 
At domingo, fevereiro 07, 2010 4:44:00 PM, Anonymous Anônimo said...

If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]hair restoration surgery[/url]

 
At terça-feira, março 16, 2010 2:20:00 AM, Anonymous Anônimo said...

http://lumerkoz.edu I like your work, http://epsaservicecenter.com/members/Buy-Cipro.aspx clonard houlker http://riderx.info/members/Buy-Diflucan-Online.aspx lick http://www.comicspace.com/cheap_biaxin/ wanderersinn classifier http://www.comicspace.com/zocor/ deceased http://soundcloud.com/effexor maccurtain boeing

 

Postar um comentário

<< Home

Web Ring Liberal
Ring Owner: Julio Belmonte Site: Web Ring Liberal
Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet Free Site Ring from Bravenet
Site Ring from Bravenet
[prefs.setac_phrase]